Whatsapp Whatsapp
Klariss Boutique de Odontologia
Funcionamento: Seg a Sex 09h as 19h e Sab 09h as 14h
  Contato: 3042-2613 ou 97035-4394

Funcionamento:

Seg a Sex 09h as 19h e Sab 09h as 14h

Contato:

3042-2613 ou 97035-4394

aparelho ortodontico saiba quando usar

Aparelho Ortodôntico – Quando iniciar o tratamento

O uso do aparelho ortodôntico sempre foi um dos fantasmas da infância e adolescência. Na idade da afirmação, o “sorriso metálico” gera, por muitas vezes, incômodo entre os pacientes porém, com novas tecnologias e a garantia de que, além de ser necessário em muitos casos, o aparelho pode garantir um sorriso perfeito, em qualquer que seja a idade.

Sobre a Dra. Cecília da Silva Barbosa

Profissional experiente na área, a Dra. Cecilia esclarece dúvidas importantes para os responsáveis sobre o uso do aparato. Seja a curto, ou longo prazo, os cuidados no tratamento são primordiais para o sucesso. Confira!

Dra-Cecília-da-Silva-Barbosa
Confira a entrevista completa:
– A partir de que idade o uso do aparelho é indicado?

Dra. Cecilia: Existem dois casos que precisamos avaliar: o uso do aparelho ortopédico e o uso do aparelho ortodôntico. O aparelho fixo ( ortodôntico) só pode ser utilizado após a troca de dentição para os dentes permanentes, já que sua função é melhorar o posicionamento dos dentes ( mais ou menos aos 12 anos). Já os aparelhos ortopédicos atuam nas arcadas, durante o crescimento ósseo,  são indicados para os dentes de leite e dentição mista, em torno de 6 a 7 anos, para melhorar a conformação óssea. Vale lembrar que esta previsão etária pode mudar, já que existem crianças que, aos 09 anos de idade, já têm toda a dentição permanente. O ideal é que o responsável leve sempre a criança ao odontopediatra para que seja detectado qualquer problema de má oclusão ou relacionamento entre as arcadas dentárias para que o problema comece a ser resolvido já na fase de crescimento da criança.

– Existe tempo mínimo para uso? Qual a diferença entre o móvel e o fixo e em que casos são indicados?

Dra. Cecilia: Para uso do móvel, o mínimo é de 06 meses e o fixo 01 ano, pelo menos. O aparelho móvel atua na arcada, nos ossos, ajudando a modificar a conformação destes, enquanto que o fixo atua no posicionamento dentário.

– O  paciente que usa aparelho de e evitar algum tipo de alimento? Qual?

Dra. Cecilia: Quem usa aparelho fixo deve evitar alimentos pegajosos e que grudem nos dentes, assim como alimentos que tenham “fiapos” como manga, por exemplo. Além disso, milho, pipoca, amendoim, que são crocantes, podem provocar a queda do bracket , já que ele é colado ao dente e não incrustado. Qualquer alimento deste gênero, que possa fazer uma alavanca que resulte na soltura do bracket, deve ser evitado.

– Com que frequência o paciente de ortodontia deve ir ao dentista?

Dra. Cecilia: O intervalo entre as consultas deve ter , no máximo, 30 dias, mas depende do que o profissional esteja fazendo de mecânica do tratamento. Pode ser que esse intervalo seja menor.

– O mal uso do aparelho pode acarretar problemas? Quais?

Dra. Cecilia: No caso do aparelho fixo, se não há cuidado e come alimentos como os citados acima, soltando ou entortando os brackets, o dente pode mudar de posição agravando o problema. Caso demore para fazer a manutenção, a borrachinha que une o fio ao bracket perde a elasticidade alongando o tempo do tratamento.

Klariss Boutique de Odontologia

Garantia de pontualidade e um atendimento que valoriza você, com um ambiente moderno e estacionamento exclusivo. Na Klariss, você terá um serviço exclusivo, que estará sempre valorizando a estética do seu sorriso e marcando uma tendência e um estilo.

Esqueça os padrões!!! Venha viver essa experiência!!!

Quer ter um sorriso perfeito? Agende já sua visita!

Favicon Klariss
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *