Whatsapp Whatsapp
Klariss Boutique de Odontologia
Funcionamento: Seg a Sex 09h as 19h e Sab 09h as 14h
  Contato: 3042-2613 ou 97035-4394

Funcionamento:

Seg a Sex 09h as 19h e Sab 09h as 14h

Contato:

3042-2613 ou 97035-4394

Ortodontia

Ortodontia

null

A Ortodontia é uma das áreas de maior importância dentro da odontologia. É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes apinhados (cavalados) e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam não apenas cáries dentais, mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (articulação) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico (ortodontia) torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Não existe uma idade mínima para realizar a primeira consulta ortodôntica, o ideal é procurar atendimento logo no começo da troca dos dentes de leite. Também não existe uma idade limite para o alcance de bons resultados na correção de problemas dentários (tratamento Ortodôntico).

A principal função do tratamento ortodôntico (ortodontia) é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.
Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

Na Klariss nós eferecemos aos pacientes um tratamento ortodôntico completo, desde a primeira consulta nós preparamos toda a documentão ortodôntica, com um conjunto de exames necessários (radiografias, fotografias intra e extra-bucais, modelos em gesso das arcadas dentárias, análises cefalométricas e de modelos computadorizadas) cuja finalidade é proporcionar uma visão abrangente do paciente, permitindo maior detalhamento e entendimento do caso pelo dentista.

Aqui na Klariss – Boutique de Odontologia, temos por conceito principal, oferecer aos nossos pacientes um ambiente diferenciado com um atendimento personalizado e por isso estamos sempre pensando em você!

Alguns pacientes apresentam problemas dentários complexos que exigem que a prática ortodôntica seja articulada com outro tipo de intervenções sejam, cirurgias, tratamento de canal, restaurações, implantes ou tratamentos periodontais. Nessas situações, é elaborado um plano de tratamento que privilegia uma abordagem multidisciplinar entre as diversas especialidades.

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Com base nesse estudo inicial, será detalhado um planejamento individual e apresentado os possíveis tipos de aparelho para o seu caso. Dentre eles, trabalhamos com Aparelhos Móveis, Aparelhos Fixos e o Invisalign.

Ortodontia não é apenas uma questão estética

Ao contrário do que muitos pensam, a Ortodontia não cuida apenas da estética facial do paciente, nem tampouco a ortodontia se limita a instalação do aparelho, mas trata uma doença bastante comum. E quando esta doença não é tratada pode facilitar o aparecimento de cáries e da doença periodontal (gengiva). Também há maior chance de traumas e fraturas, podendo causar dores musculares, dificuldades na mastigação, perda auditiva, limitação de abertura e fechamento da boca, dores de cabeça e também prejudica a autoestima do paciente.
  • Taisa Palhares

    Atendimento personalizado com ótimos profissionais que proporcionaram minha saúde e estética bucal!!!

  • Dora Rodrigues Melo Melo

    Drª Silvia mãos de fadas, adorei o atendimento dela! Minhas princesas ficaram muito felizes com a clínica Klariss. Ótima!

  • Joselia Figueiredo

    Adoramos a Dr Silvia! Super paciente com nossa 1ª visita ao dentista!!! Clinica super moderna e aconchegante! parabéns!

  • Leticia Melo

    Atendimento top!! Profissionais excelentes!! Ambiente super bonito e agradável... super indico a Klariss!

Principais consequências da falta do Tratamento Ortodôntico:

  • Aparecimento de cáries;
  • Doenças periodontais (gengiva);
  • Traumas e fraturas bucais;
  • Dores musculares (pescoço, ombros e costas);
  • Limitação de abertura e fechamento da boca;
  • Dificuldades na mastigação;
  • Dores de Cabeça;
  • Síndrome da ATM;
  • Prejudica a autoestima do paciente.

Ortodontia é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

Além de oferecer um sorriso esteticamente mais bonito, aumentando a autoestima e a confiança do paciente, a utilização de aparelhos ortodônticos oferece inúmeros benefícios à saúde.

  • Obtenção de um sorriso mais agradável;
  • Previne o desgaste dos dentes e da gengiva;
  • Elimina os espaços entre dentes;
  • Melhora da comunicação, pois grande parte dos pacientes reclama de problemas na fala;
  • Mastigação correta, pois com dentes tortos a mastigação é menos eficiente;
  • Melhor digestão, pois com o nivelamento da mandíbula, os alimentos são engolidos com a trituração adequada;
  • Higienização completa, dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental podem não alcançar todos os dentes.

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais).

O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento. É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção.

Existem 2 tipos de aparelho fixo: os convencionais e os auto-ligáveis

Nos aparelhos fixos convencionais, o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos.

É necessária manutenção mensal, em consulta dentária, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos, e de bráquetes transparentes, para fins estéticos.

Aparelhos fixos autoligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento, em manutenções mais espaçadas, em média a cada 3 meses.

O sistema dispensa o uso das borrachinhas e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois, apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo.

A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparentes.

Os aparelhos ortodônticos móveis, são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas). Hoje em dia, existem aparelhos transparentes em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente buscando uma melhor estética.

Após o tratamento ortodôntico chegará um momento em que dentista lhe dará alta do tratamento ortodôntico. Mas isso não significa que você deixará de ir ao dentista.

Após o tratamento ortodôntico, seja ele fixo ou removível o paciente deverá voltar ao consultório para que o dentista continue avaliando o reposicionamento dos dentes, pois é muito importante que o tecido ósseo e os tecidos adjacentes estejam consolidados com o novo posicionamento dos dentes.

Um novo aparelho fixo ou removível ajudará para que os dentes se acostumem com o novo alinhamento dental. Este aparelho será desenhado para limitar a movimentação dos dentes evitando que o paciente volte para o tratamento ortodôntico.

Este aparelho deverá ser usado 24hs durante 6 meses, removendo apenas para as refeições e para higiene do aparelho e higiene bucal. Lembrando que o prazo pode variar de acordo com o caso.

Através de uma análise digital e da modelagem 3D de sua arcada dentária, o ortodontista credenciado da Invisalign poderá começar a planejar o seu tratamento, visualizando cada etapa a partir de uma simulação no Software ClinCheck®. Antes mesmo de começar a usar os alinhadores, seu ortodontista pode mostrar os resultados do uso e estipular o prazo final do tratamento.

Em seguida, será produzido uma série de alinhadores transparentes feitos sob medida, especialmente para cada etapa específica do tratamento, que deverá ser substituído a cada 15 dias. Para saber se o seu alinhador é autêntico, basta verificar se ele possuí o logo da Invisalign, o número do seu tratamento e a indicação do estágio a que ele corresponde.

Você deverá usar os alinhadores dia e noite, removendo-os apenas para comer, beber e fazer a higiene bucal. Retornar ao seu ortodontista na Klariss, conforme programado por ele é importante para checar o desenvolvimento do tratamento. Utilizando corretamente e seguindo as recomendações do seu ortodontista da Klariss, você notará resultados visíveis com apenas 6 meses de uso. Quando terminarem os estágios de seu tratamento, você terá os dentes alinhados e o sorriso que imaginou.

O período de tratamento depende muito de um paciente para outro. Para casos simples, o tratamento geralmente é de um ano, se seguido a rigor e com o comprometimento do paciente. Por ser um aparelho removível, o paciente deve ter disciplina para utilizá-lo no período recomendado por seu ortodontista, possibilitando assim o alinhamento correto da sua arcada dentária.

Aproveite e Faça seu Agendamento

Para sua comodidade, nós disponibilizamos esse canal exclusivo, para que você possa realizar o seu agendamento.

Preencha os campos com seus dados e escolha uma data de sua preferência.
No campo mensagem, mencione o horário de sua preferência, além disso, você pode colocar qualquer observação que desejar.
Em seguida um de nossos profissionais estará entrando em contato com você para confirmar seu agendamento.

Caso deseje, você também pode entrar em contato conosco através da nossa central de atendimento, nos telefones: (21) 3042-2613 ou 97035-4394.

Desde já agradecemos pela preferência!

Carregando...