Whatsapp Whatsapp
Klariss Boutique de Odontologia
Funcionamento: Seg a Sex 09h as 19h e Sab 09h as 14h
  Contato: 3042-2613 ou 97035-4394

Funcionamento:

Seg a Sex 09h as 19h e Sab 09h as 14h

Contato:

3042-2613 ou 97035-4394

Periodontia

Periodontia

null

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que estuda, faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes, o Periodonto. A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal.

A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso. Ela geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos.
A boa notícia é que as doenças periodontais podem frequentemente ser tratadas nos estágios iniciais com raspagem e alisamento radicular.
Durante um exame clínico, o dentista examina suas gengivas para verificação de problemas periodontais. Em caso de diagnóstico de doença periodontal, o dentista da Klariss pode realizar o tratamento por ser um Periodontista, que é um dentista especializado. O tratamento geralmente depende do grau de progressão da doença e da resposta do seu corpo à terapia.

A gengivite, é uma inflamação da gengiva em torno dos dentes. Ela é causada por bactérias da boca. Se as bactérias permanecerem sobre os dentes por muito tempo, elas criam um biofilme chamado placa. Ao longo do tempo, a placa endurece e se transforma em tártaro, que pode espalhar-se abaixo da linha da gengiva. Com a inflamação, as gengivas ficam vermelhas, inchadas e podem sangrar facilmente. Para algumas pessoas, a gengivite vai e vem. É reversível se for tratada precocemente.

A gengivite que não é tratada pode conduzir à Periodontite. O corpo detecta a infecção e o sistema imunológico entra em ação para combatê-la. Mas, ao mesmo tempo, toxinas bacterianas e a resposta natural do corpo à infecção começam a quebrar o osso e o tecido conjuntivo, que seguram os dentes no lugar. Se não for tratada, os dentes podem eventualmente ficarem com mobilidade e serem perdidos.
No caso da Gengivite, o controle de placa realizado pelo paciente, através de uma minuciosa higiene bucal, em conjunto com a raspagem feita na Klariss pelo nosso Dentista, é essencial e tem fundamental importância no sucesso do tratamento, e na manutenção dos resultados.

Para tratar a Periodontite, além dos cuidados citados para o tratamento da Gengivite, é fundamental diagnosticar e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem e alisamento radicular para remoção de tártaro, preferencialmente sempre realizado por um especialista (Periodontista). Na Klariss nós temos Dentistas experientes e qualificados para realizar todo o tratamento de periodontia em você, prescrevendo e admionistrando medicações para ajudar a controlar a infecção e dor ou para facilitar a cicatrização. Após o controle da periodontite, é fundamental que o paciente retorne periodicamente a Klariss, para tratar com o periodontista para controle da doença. Se o periodontista detectar qualquer foco de doença ativa, será feita a intervenção necessária (raspagem ou cirurgia). Além disso, em todos os retornos, o especialista deverá rever como está a técnica de escovação do paciente.

Outro ponto importante, é que com o não tratamento dessas condições, essas bactérias, que estão na boca, provenientes da infecção crônica podem deslocar-se para o sistema circulatório. As bactérias podem então, contribuir para doenças do coração e nos pulmões. Também dificultam o controle da Diabetes e podem desencadear um parto prematuro e com bebês de baixo peso.

Periodontia pode deixar sequelas se não tratar

A Doença Periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.
  • Taisa Palhares

    Atendimento personalizado com ótimos profissionais que proporcionaram minha saúde e estética bucal!!!

  • Dora Rodrigues Melo Melo

    Drª Silvia mãos de fadas, adorei o atendimento dela! Minhas princesas ficaram muito felizes com a clínica Klariss. Ótima!

  • Joselia Figueiredo

    Adoramos a Dr Silvia! Super paciente com nossa 1ª visita ao dentista!!! Clinica super moderna e aconchegante! parabéns!

  • Leticia Melo

    Atendimento top!! Profissionais excelentes!! Ambiente super bonito e agradável... super indico a Klariss!

Alguns sinais e sintomas da Periodontia:

  • Sangramento gengival;
  • Mau hálito persistente (Halitose);
  • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
  • Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
  • Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;
  • Alteração no formato gengival;
  • Mobilidade dentária;
  • Presença de cálculo ou tártaro.

Periodontia, periodontologia ou raspagem é o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

  • Remoção de placa bacteriana e cálculos dentários;
  • Diminuição do grau de infecção bucal;
  • Salubridade dos tecidos;
  • Cura do processo inflamatório / infeccioso;
  • Desaparecimento da supuração e do sangramento gengival;
  • Melhoria estética das regiões com retração gengival;
  • Prevenção contra doenças que provocam perda de dentes.

No tratamento de periodontia serão realizadas sessões de raspagens que podem ser manual ou através de aparelhos de ultrassom. O tempo e o resultado do tratamento dependem do grau da doença periodontal, sendo necessário sessões básicas, moderadas ou avançadas.

Problemas gengivais não tratados podem levar a:

  • Perda dental;
  • Perda do osso alveolar e consequente dificuldade em futuros tratamentos protéticos;
  • Infecções por bacteremia;
  • Prejuízo estético do sorriso: dentes alongados e espaços abertos (diastemas);
  • Mau hálito.

Aproveite e Faça seu Agendamento

Para sua comodidade, nós disponibilizamos esse canal exclusivo, para que você possa realizar o seu agendamento.

Preencha os campos com seus dados e escolha uma data de sua preferência.
No campo mensagem, mencione o horário de sua preferência, além disso, você pode colocar qualquer observação que desejar.
Em seguida um de nossos profissionais estará entrando em contato com você para confirmar seu agendamento.

Caso deseje, você também pode entrar em contato conosco através da nossa central de atendimento, nos telefones: (21) 3042-2613 ou 97035-4394.

Desde já agradecemos pela preferência!

Carregando...